Em memória de HELENA DE OLIVEIRA MAFFINI, MARIA EDUARDA LIMA (peça para incluir o nome do seu anjinho pelo Facebook)

Falta de leito em UTI em SP



Apesar de toda a dor que invade o meu peito e minh'alma, pude encontrar e reunir forças para escrever um pouco do muito de tudo o que aconteceu desde o momento que descobri que minha Duda chegaria...

Meu nome é Priscila Lima tenho 27 anos, sou uma mãe de anjo!!!
Sou casada a mais de 13 anos e tenho 2 meninos um de 8 e outro de 12 anos.No ano de 2012 foi um ano mágico para mim, pois foi o ano que foi meu casamento (na real a oficialização dele no civil e religioso), e foi o ano que engravidei!! Quando descobri que estava gravida em maio de 2012 fiquei completamente feliz, por mais que não tivesse sido uma gravidez planejada para aquele ano ,pois estava na preparação toda do casamento, a gravidez foi muito querida !

Com 4 meses e meio da gestação tive a confirmação que seria uma menina. Que Alegria meu Deus, meu sonho enfim estaria sendo realizado!Sempre sonhei em ser mãe de uma menina,e ali depois de 2 meninos enfim chegaria minha princesa para completar nossa família !

Minha gravidez transcorreu com muitas complicações, dores, sangramentos,desconfortos diversos! Com apenas 2 meses de gestação eu já estava afastada do meu serviço pelo INSS, pois não tinha condições pelo alto risco da gravidez. 
Minha gravidez teve muitas complicações pelo fato de no inicio dela eu ter tomado muito remédios fortes, dolantina,morfina, tramal, tudo por conta da minha enxaqueca crônica, porém tomei todas essas drogas SEM SABER que estava 
grávida! Só que acabou afetando minha gestação, por isso tantas complicações..

Enfim, mesmo aos trancos e barrancos numa gravidez turbulenta minha Dudinha aguentou fortemente, ela nasceu cesárea no dia 04/02/2013. O parto foi cesárea 
pelo fato delas não descer, eu já estava com 4 dedos de dilatação a 25 dias, mais ela não descia !!

Foi uma glória seu nascimento, minha filha era perfeita aos nossos olhos,mamava muito bem, dormia muito,quase não chorava,enfim era super tranquila e boazinha...Ela tinha tudo que eu podia dar,sapatinhos mais de 20 pares,faixinhas de cabelo, vestidinhos lindo, era minha menina , o meu "mundo cor de rosa" , meu sonho realizado !!!

Quando Duda fez 32 dias de vida no dia 06/03/2013 ela acordou resmungando,não pegava peito e resmungava muito,e preocupada eu a levei ao Pronto Socorro. 

Chegando lá a Doutora de plantão a examinou e disse que ela estava com gases, estranhei pois até então ela NUNCA tinha tido um dia se quer de cólica , mais enfim... Nisso da Drª examinando ela, a Dudinha começou a querer chorar, foi ai que essa Drª reparou que minha Duda ficava com os lábios e dedinhos roxinhos,ela estranhou,fez a ausculta do coração da Duda e disse para mim que ela tinha um pouco de sopro.Até então eu nem imaginava do problema da Duda, pois eu vi sim que ela ficava um pouco roxinha, mais nunca nenhum médico me disse que ela tinha alguma coisa... Porém essa Drª do P.S. pediu um RX , onde nesse RX mostrou que o coração da minha Duda era maior do que deveria ser, por conta das múltiplas deformidades que ela tinha na costela e vértebra, o coraçãozinho dela cresceu mais desse lado onde tinha a costelinha com a deformidade ! Só que a Drª disse que era só eu avisar isso pro pediatra e marcar um cardiologista , que tinha que ter acompanhamento mais não era nada 
emergencial! Nos dispensou , e a Duda realmente já estava melhorzinha ...

Pois bem fomos pra casa ela passou o dia todo muito bem, de noite fui pro 
mercado fazer uma comprinha pois no dia 07/03 nós íamos viajar bem cedinho, era férias do marido, eu de licença maternidade resolvemos viajar com as crianças.. 

Por volta das 00:30hs já na madrugada do dia 07/03 minha Duda dormia que nem um anjo no colo do papai no sofá da sala, eu até tirei fotos dos dois dormindo uma amor !! Fomos pra cama ... 
As 05:00hs dessa mesma madrugada 07/03 minha Duda já com seus 33 dias de vida , acorda resmungando como no dia 06, só que parecia mais agoniada, eu achando que poderia ser gases dei 4 gotinhas de luftal como a Drª tinha me recomendado, mais ela não parava de resmungar,ela não mamava, ela tentava sugar mais não conseguia ... 
ela nunca foi de chorar aos berros, sempre resmungava, dava gemidinhas, acho que ela já era assim pois não tinha forças de chorar forte por conta do coraçãozinho... 
As 05:45h ela parou de resmungar e só ficava com uns solucinhos, parecia criança quando chora muito e depois cansa e só soluça sabe?!.. (porém depois vim descobrir que não eram soluços, era falta de ar, e eu achava 
que era solucinhos)... 
Vendo que não diminuía aquilo , eu e meu marido corremos para o Pronto Socorro de novo , era o mais próximo, o que atendia o plano de saúde dela 
"TRANSMONTANO". 

No meio do caminho ,no carro ela estava no meu colo, eu olhava pra ela e via ela mais pálida e os olhinhos virando ... chegando lá no P.S. era quase troca de plantão, mais até que o Doutor de plantão atendeu logo, assim que colocamos ela deitada na maca para o Drº a examinar ele imediatamente disse que ela 
precisava ser internada, estava com dificuldade para respirar. 
A levaram para a sala de emergência do Pronto Socorro, colocaram ela no 
oxigênio e começou ali a batalha para achar uma veia nela. 
Como ela não tinha mamado bem , ela estava com as veias fundas, não achavam.
Eu e meu marido ficamos ali na sala de emergência acompanhando tudo, era troca de plantão, todos enfermeiros dos dois plantões em cima dela, 3 pediatras tbm, o P.S. parou, todos ficaram ali , cada um tentava furar ela para achar veia.. 

Por vezes minha Duda olhava pro ladinho, olhando como se tivesse olhando pra mim e meu marido , resmungando com a falta de ar e lágrimas rolavam de seus olhinhos..
E todos ai em cima dela, tentando achar a veia, ninguém conseguia !!! furaram ela todinha, pés, pescoço, braços, mãos,TUDO e nada de achar. O médico dizia "precisamos de um leito UTI para ela urgente, para ver se um cirurgião possa achar a veia nela, assim eles abririam uma parte do corpinho dela até chegar a veia e administrava as drogas necessárias" . Sem sucesso em achar as veias no 
modo normal o Doutor Renato que estava em plantão resolveu fazer uma manobra emergencial,a Intra Óssea, onde é colocado uma agulha grossa na canela dela que chega no osso... 

Esse é um procedimento emergencial, ela precisava ser transferida logo para tomar as medicações na veia !!
Sem sucesso no oxigênio,tiveram que intubar minha bebe !

Ai começou toda minha batalha, pois o plano dela estava em carência,o pronto socorro tentou vaga UTI em todo estado, porém todos hospitais da rede SUS 
estavam lotados, o único lugar que tinha vaga era no plano de saúde, porém o plano disse que nada poderia fazer, pois estava na carência... Uma médica que estava no P.S. ligou do celular dela para o plano de saúde TRANSMONTANO, dizendo que o caso da minha bebe era grave, e que NÃO EXISTE CARÊNCIA PARA CARÁTER DE EMERGÊNCIA,e disse também ao plano que não tinha vaga pelo SUS, mais mesmo assim nos disseram que nada poderia fazer,e não dariam a vaga. E só onde tinha vaga era pelo plano, mais eles não deram ...

Nessa mesma manhã do dia 07, deixei minha filha no P.S. com meu marido e minha família que estava toda lá, e corri para o fórum com meu irmão para ver se conseguíamos diante ao juiz uma Liminar Judicial para conseguir um leito UTI, seja lá se fosse SUS ou convênio, eu queria era um leito !!!

As 10:30 da manhã, eu ainda no fórum falando com promotores recebo uma ligação da minha irmã, dizendo que minha Duda havia tido uma parada cardíaca mais que se encontrava estável, na hora comecei a chorar muito no fórum, mais tirei 
forças e continuei ali na finalidade de conseguir algo para tirar minha filha 
de um pronto socorro e a levar para um hospital!! 

Por volta das 12:00hs sai do fórum fui para o P.S. e fiquei aguardando a 
ligação do promotor para ver se tinha soltado a minha liminar. 
Fui ficar com minha bebe, ela já estava muito mal desde de manhã que eu a tinha deixado lá. Ela já se encontrava muito roxinha, mais abria os olhinhos bem cerradinhos pra mim , com lágrimas como se tivesse me pedindo ajuda ou agradecendo algo pra mim... Ela estava entubada, toda coberta,e cheia de picadinha no pescoço, era sacos de medicamentos pendurados e cheia de fios para 
todo lado... Eu fiquei ali, na cabeceira da cama com ela me olhando com os 
olhinhos semi abertos e lacrimejados... 
Os médicos o tempo todo falavam para mim e meu marido que o caso dela era risco de morte, que ela não respondia as drogas, que ela tinha que ser transferida imediatamente !!

O tempo todo tinha gente no telefone tentando contatos com hospitais, e o 
plano, para achar um leito pra ela... Mais era inútil, minha Duda morria aos 
poucos naquela sala de emergência de um Pronto socorro que não tinha recursos algum.. O Doutor ainda disse que ela só estava viva por conta dos aparelhos , se desligasse ela morreria, e por conta de um antibiótico que ele conseguiu 
autorização pra dar para ela... mais ela não respondia a nada !! Talvez tbm pelo fato da administração desses medicamentos serem pelo osso, e não pela veia.. Ela tinha que sair dali !!

As 15:30hs o promotor me liga no celular mandando eu pegar no fórum a liminar que tinha saído.. A liminar constava que o SUS imediatamente tinha que dar vaga para ela... Pois bem, as 16:00hs a doutora consegue uma vaga no SUS, no mesmo 
hospital que de manhã disse não ter vaga, de tarde apareceu por conta da liminar... Sendo assim a recepcionista do P.S. ligou para a TRANSMONTANO , pedindo então uma ambulância UTI (já que não foram capaz de dar vaga, que 
dessem a ambulância)... Eles deram !!! ... 

minha filha piorava a cada segundo... 

Quando deu 17:00hs NADA da ambulância chegar, os médicos o tempo todo nos falava que só DEUS para minha filha sobreviver, que pela medicina não tinha mais jeito , ela já estava muito roxinha, geladinha,e eu ali conversando com ela, na cabeceira na cama, cuidando e amando minha filha mais e mais ... 

As 17hs recepcionista ligou para o plano cobrando a demora da ambulância, o plano simplesmente disse que o médico que ia na ambulância não pode ir e 
estavam vendo outro pra mandar !! e que demoraria mais 1 hora !!!!!!! 
Olha que absurdo, de onde vinha a ambulância era no máximo 25 minutos, era uma ambulância UTI !! Uma criança ali dependia dela para viver !! como pode isso ????

Pois bem a ambulância veio chegar as 18:30hs!!! 2 HORAS E MEIA DEPOIS !!!!

Assim que ambulância chegou lá fora do Pronto Socorro,isso era 18:30hs ,foram me avisar, nós dois estávamos la na sala da emergência ... eu e eu marido saímos então da sala de emergência, pois não queríamos ver desentubando ela e entubando de novo para por na ambulância... 
Minha irmã que é enfermeira (não estava trabalhando, estava apenas de acompanhante) ficou lá dentro... Eu la fora, via que o tempo passava e ninguém saia da sala, mais eu achava que estavam transferindo ela de maca sei lá... 

Quando de repente minha irmã sai lá fora dizendo que o médico queria falar comigo e com o meu marido... Entrei normal, achava que ele ia me dizer pra onde ela ia lá, leito e tal.. Mais no meio do caminho me deu um estalo ! Ainda olhei pro meu marido e disse "amor não gosto dessa história de falar com nós dois juntos", ao atravessar uma porta que da acesso quase a entrada da sala da emergência meu marido olha pra mim e diz " amor acho que nossa Dudinha 
morreu"...
Na hora me agarrei nele, eu gritava, mandava ele calar a boca, que ela não sabia que tava falando, eu dizia " mo não fala mais isso ta, por favor ta..." eu tava em prantos... Quando de repente minha cunhada atravessa a porta chorando de mais, logo o médico sai olha pra mim e diz "fizemos tudo o que pudemos"... 
Eu olhei pra ele e disse " eu sei doutor, vocês fizeram tudo pela minha Duda, eu sei, muito obrigada,muito obrigada"...
Os enfermeiros e médicos que estavam no dia 07 fizeram TUDO pela minha bebe, TUDO... Muitos dobraram plantão pra estar do ladinho dela...

Quando entrei na sala de emergência, minha Duda estava enrolada num lençol branco só com a cabecinha de fora, sua boca estava abertinha,e as enfermeiras já tinha colocado muitos algodões em seu nariz,ouvido e boquinha !!! Horrível ver aquilo, meu coração apertou ,tinha impressão que ela não conseguia respirar , não sei o que senti, foi desesperador aquela cena, aquele baque !! ela estava muito roxinha, muito mesmo...
Eu olhava para minha filha e perguntava "porque filha ? porque deixou a mamãe, eu te amo tanto minha princesa... Ow filha , não vá, fica comigo ..."
Eu chorava muito, desespero tomou conta de mim.. Não era minha filha ali, menos de 12 horas tudo aconteceu... Menos de 12 horas descobri que minha filha tinha más formações nos ossinhos e era cardiopata!!

Mais tarde chega o carro o IML, a enfermeira enrola toda minha Duda nesse lençol branco , cobriu a cabeça dela, eu sentia como se tivesse sufocando ela ali , Duda é colocada numa espécie de caixa dentro do carro, minha filha sai morta daquele P.S...

Fui levada para casa pelos meus familiares , não seria velado o corpo da minha filha a noite toda, optamos só pelo velório no dia 08, não queríamos passar a noite sofrendo em cima do caixão dela... 
Quando cheguei em casa no dia 07 de noite, por volta das 21:00hs, encontrei minha casa com bolsas de viagens por todo lado, aquele seria o dia da nossa primeira viajem em família com a Dudinha, no lixo ainda tinha sua fraldinha suja, no varal se encontrava sua toalhinha de banho com seu cheirinho, roupinhas pelo berço, meu peito cheio de leite empedrando e eu com os braços 
vazios, a única coisa que tinha em meus braços era seu macacãozinho rosinha com pingos de sangue , sua manta que ela estava enrolada e seu body branquinho rasgado, tiveram que cortar ele quando ela estava tomando medicamentos, pois não tinha como tirar pela cabecinha por causa dos aparelhos !!

Foi a pior noite da minha vida, meu peito latejava a noite toda, e eu chorava a cada momento que ele enchia, pois ao encher eu sabia que era momento dela mamar, mais ela não tava ali pra mamar,ela tava num IML,cheio de corpos pelo lado, gelada e sozinha !! 

No dia seguinte fiz questão de ir com meus irmãos no cartório, fazer a 
certidão de óbito e correr com caixão, cemitério, roupinha para vesti-la etc...
No velório foi bastante gente, muitos amigos, minha filha parecia dormir, mais estava roxa demais, as pontas do dedo era um roxo escuro, por conta do probleminha do coração ela fiou muito cianótica ...
A causa morte dela deu cardiopatia, sepsemia e broncopneumonia... A sepsemia e bronco foi decorrente ao dia ali no P.S., pois no RX que ela tinha feito no dia 06 deu pulmão limpinho...

Maria Eduarda nasceu com uma cardiopatia, onde não foi diagnosticada no nascimento, pois a doença só se manifestou dias depois no nascimento. Quando a doença chegou a se manifestar já era tarde...
O plano de saúde que ela tinha TRANSMONTANO sentenciou a morte da minha filha , dando um NÃO bem estrondoso,batendo a porta na nossa cara, se tivessem dado o leito UTI logo cedo assim que foi pedido as 07/08hs, talvez nem teria dado a 
primeira parada nela que foi as 10:30hs. por outro lado tbm houve omissão de socorro por conta do SUS. 

Toda manhã era um terror para mim, Duda dormia no mesmo quero que eu, tinha seu berço no meu quarto, então cada amanhecer eu via o berço dela ali montadinho ,então tinha impressão que nada tinha acontecido e que era um pesadelo, ai eu começava a encher a banheira,arrumar sua roupinha,e na hora que eu ia pegar ela para dar banhinho e ela não estava,eu caia em desespero..
Chorava demais, cheguei a desmaiar e parar no hospital,me sedavam !!! Era um inferno sem fim.. 

Então com menos de 1 semana da sua morte resolvi fazer algo que doeu demais, outra missão que achei impossível conseguir fazer,guardar suas coisas !!
Eu e meu marido começamos a desmontar o berço,guardar suas roupinhas cheirosas,sapatinhos, faixinhas,fraldas. Meu Deus que desespero, que difícil... 
mais eu sabia que era a única forma a seguir, pois ver toda manha aquilo me 
fazia mal, meus filhos choravam em me ver naquele estado, eu ouvia minha filha chorando nas madrugadas , dava peito como se tivesse amamentando uma criança que não existia, eu estava enlouquecendo !!!! Quando caia em mim eu me 
desesperava e sabia que tinha que fazer algo, estava prejudicando meus filhos que me viam naquele estado... Tive que encaixotar tudo.. Minha sogra levou tudo para casa dela que é em outra cidade, hj não tenho nada dela aqui a não seu fotos !!

Hoje estamos em processo contra SUS e TRANSMONTANO bando de mercenários , bandidos, que fizeram com que o dinheiro valesse mais que a vida de um ser humano, de um ser tão indefeso !!! Vou lutar para que não saiam impunes, nada trará a vida linda que minha Duda tinha , mais vou lutar por JUSTIÇA, esse plano tem nome na região, é de grande porte e nunca pude crer que ele agiria dessa forma,mais o que eu puder fazer 
para divulgar para que as pessoas que tem ele os cancele, para alertar eu farei !!!!

Hoje 38 dias após sua morte venho tendo muita força, meu filhos me fortalece muito, minha família me ajuda demais... Mais é muito difícil a caminhada,tudo lembra minha Dudinha,tenho muitos vídeos e fotos dela... fazer essa carta foi muito difícil, por diversas vezes lágrimas rolaram em meu rosto relatando aqui 
o acontecimento,o peito aperta, a garganta da um nó, a saudade é extrema . !!

Foram apenas 33 dias com ela mais foram 33 dias mágicos de muito amor. Duda veio para fortalecer e unir ainda mais nossa família,sua missão aqui na terra foi completada, agradeço a Deus por me emprestar essa menina que tanto me fez feliz e realizada.. Só peço a ele que me dê força e resignação para aceitar tua  partida...

Duda, você nasceu para brilhar e o teu brilho apenas mudou de endereço. Agora, você irá brilhar entre as estrelas e quando eu olhar para o céu e ver a estrela mais brilhante, sei que será você olhando e protegendo a mamãe.
Fique com Deus minha filha querida, minha boneca,minha princesa, minha linda, minha vida...

A mamãe te ama muito, e nunca irá te esquecer... Passe o tempo que passar ...
Pri Lima .

Nenhum comentário:

Postar um comentário